quinta-feira, outubro 3

As primeiras aulas!

Quando um professor encara uma nova turma pela primeira vez, ambas as partes têm as suas ideias acerca do que é, de um modo geral, a vida da sala de aula; mas será necessário criar regras novas para essa nova relação. (Delamont, 1987:121) Torna-se, portanto, fundamental criar laços para prosseguir caminho pelas estradas dos curricula! Escada (2004:13) refere que a profissão docente é uma arte na forma de atuar para descobrir, melhorar e/ou estimular as potencialidades individuais, respeitando o ritmo de cada aluno. Esta arte está diretamente ligada à capacidade de os professores estabelecerem uma relação empática com os seus alunos
A empatia consegue-se através do jogo, por exemplo, obtendo através dele momentos singulares para concluirmos acerca dos traços pessoais de cada jovem. No jogo detectamos a capacidade de vencer, perder, cumprir regras, sociabilidade, auto estima, timidez, etc (Ipfling, 1970: 203-205)!

Preparar aulas é sempre um desafio! Colocar os alunos a trabalhar em grupo para conquistar "smiles" pode ser algo que permita criar a confiança entre os pares.


 "Aprendi que pode haver alguém pior ou melhor que nós mesmos. O que conta é procurar a nossa felicidade. Para trabalharmos em grupo não devemos fazer batota, devemos ser verdadeiros e unidos" (Paula Cardoso, CEF cozinha 2)



Sem comentários:

Enviar um comentário

https://read.bookcreator.com/KDxGUu4WCOhVMR1BqkDIDUyDKav2/_P40yRQBRC-iiR8MzQtGYA