terça-feira, maio 3

3 Poemas!

Depois de uma aula sobre a "utilidade" da Poesia, detalhando alguns dos temas mais usados pelos poetas do século XX, os alunos foram convidados a ouvir / sentir uma música, dando-se espaço a uma ambiência específica. A imagem foi comum e, a partir dela, cada um dos alunos teceria um poema ao sabor da sua criatividade.
O prémio para o melhor poema seria o "post" no blogue e um chocolatinho, porém, os resultados foram muito simpáticos e, por isso, a necessidade de serem os próprios coleguinhas a selecionarem o melhor poema de entre três!





Ei-los (na sua originalidade, isentos de qualquer correção):

O LUGAR


Se seguir um caminho, será o certo?
Não sei, não quero saber!
Viajarei tanto que do Sol estarei perto?
Não sei, não quero saber!

Construir uma vida é o que tento
Choro, rio, grito e nada muda!
Tudo é levado pelo vento…
E não posso pedir ajuda!

Contudo o Sol vai embora
A Lua aparece
Eu adormeço na hora
E tudo se esquece!


Fábio Pina
Nº8
9ºG

 
Aproveito os últimos raios de sol
Que me penetram a pele
E permitem saborear
A liberdade, a música, a paz.

Vem-me à memória
O pôr-do-sol na praia
A felicidade de um novo dia
Mas enquanto esse dia não chega

Permaneço na escuridão do pensamento
E penso no tempo que falta
Para poder sentir o calor fascinante
Outra vez

Talvez nunca mais o sinta
E todas as memórias que tive
Foram um engano
Ou talvez o sinta tarde demais

Quando a minha mente me enganar
Mais uma vez
E ficar na esperança
Do que nunca tive

Permanecerei como uma pedra
No longo caminho que é a noite


Sara Margarida Pinto
Nº21
9ºG

 
Ao caminhar por longos dias,
Deixando as pegadas para trás
Sinto-me poderoso,
Nada mais!

Com o sol a escurecer,
Com o sono a refletir,
Nunca desistirei
Mas sim, vou-me deixar ir.

Ao anoitecer,
Fecho o bloco e continuo a caminhar,
Para que no outro dia
Me deixe levar.

Com o ar cansado e pesado,
A dor vem ao de cima
Sem acreditar em nada,
Não tenho o dilema que tinha.

Ao chegar a casa,
Depois de tanto caminhar.
Só me faz pensar
Quanto valeu a pena nunca parar!


Marcelo Dias Gonçalves nº16 9ºG

 
 
P.S. agora é só decidir quem ganha o chocolatinho!

A música de "fundo":

Sem comentários:

Enviar um comentário

https://read.bookcreator.com/KDxGUu4WCOhVMR1BqkDIDUyDKav2/_P40yRQBRC-iiR8MzQtGYA