domingo, outubro 27

Um começo!

Para comemorar a efeméride do dia internacional das bibliotecas escolares, o 7ºE contribuirá com uma pequena leitura dramatizada do conto "os seis loucos"! 
Desejo que este seja o começo de uma colaboração simpática no cantinho da nossa biblioteca! 

segunda-feira, outubro 21

Promoção da leitura!

Ler! Ou se gosta de ler ou ajudamos a conquistar este prazer! Nesta perspectiva, organizei, conjuntamente com os meus alunos do 7º Ano, uma atividade semanal de partilha de leituras!
A ideia é a seguinte: na aula que finda a semana, nos 15 minutos finais, os alunos leem uma história "pequena" de um livro à sua escolha. A primeira experiência correu muito bem! As "Anas" fizeram um dueto muito sereno para ler "A história do homem calado", de Valter Hugo Mãe. A turma esteve atenta à leitura e cheia de vontade de continuar a experiência!
Ficam as imagens das leitoras que deram início ao projeto:
 
 



quarta-feira, outubro 9

Notas para aula - 8º Ano

Cartoon:


Publicidade:


Obs: Publicidade não comercial ou institucional & Publicidade comercial

Ao Pedro Carneiro agradeço a partilha deste fabuloso vídeo publicitário: http://www.youtube.com/watch?v=Nf8RNrvtchM
A aula ganhou em sorrisos!




Exercício de escrita: Manual, pp 34, redação de um TEXTO DE OPINIÃO sobre um dos programas selecionados.





quinta-feira, outubro 3

Regresso a casa!









Dia 15 de outubro Li Li & Ri Ri reencontram o seu "pequeno" grupo de fãs!

As primeiras aulas!

Quando um professor encara uma nova turma pela primeira vez, ambas as partes têm as suas ideias acerca do que é, de um modo geral, a vida da sala de aula; mas será necessário criar regras novas para essa nova relação. (Delamont, 1987:121) Torna-se, portanto, fundamental criar laços para prosseguir caminho pelas estradas dos curricula! Escada (2004:13) refere que a profissão docente é uma arte na forma de atuar para descobrir, melhorar e/ou estimular as potencialidades individuais, respeitando o ritmo de cada aluno. Esta arte está diretamente ligada à capacidade de os professores estabelecerem uma relação empática com os seus alunos
A empatia consegue-se através do jogo, por exemplo, obtendo através dele momentos singulares para concluirmos acerca dos traços pessoais de cada jovem. No jogo detectamos a capacidade de vencer, perder, cumprir regras, sociabilidade, auto estima, timidez, etc (Ipfling, 1970: 203-205)!

Preparar aulas é sempre um desafio! Colocar os alunos a trabalhar em grupo para conquistar "smiles" pode ser algo que permita criar a confiança entre os pares.


 "Aprendi que pode haver alguém pior ou melhor que nós mesmos. O que conta é procurar a nossa felicidade. Para trabalharmos em grupo não devemos fazer batota, devemos ser verdadeiros e unidos" (Paula Cardoso, CEF cozinha 2)



A carta!

Na segunda feira estivemos a recordar a CARTA e a sua estrutura! Ouvidos alguns textos e visualizada a sua mancha gráfica (para verificar se a estrutura da carta estava a ser respeitada), considerámos escolher o trabalho da Marlene para "postar"! Ele aqui está:
 
 

https://read.bookcreator.com/KDxGUu4WCOhVMR1BqkDIDUyDKav2/_P40yRQBRC-iiR8MzQtGYA